O que é uma amostra satisfatória?

Satisfatória

Amostra satisfatória para avaliação é aquela que apresenta células em quantidade representativa, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua observação permita uma conclusão diagnóstica.


Podem estar presentes células representativas dos epitélios do colo do útero:


• Células escamosas.
• Células glandulares (não inclui o epitélio endometrial).
• Células metaplásicas.

 

A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção escamocolunar (JEC), tem sido considerada como indicador da qualidade da coleta, pelo fato de essa coleta objetivar a obtenção de elementos celulares representativos do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres do colo do útero.


O uso da espátula de Ayre e da escova de canal aumenta em cerca de três vezes a chance de obtenção de células endocervicais. 

​Um estudo realizado no Brasil, entre 1992 e 1996, mostrou que a detecção de NIC foi cerca de dez vezes maior no grupo em que as células da JEC estavam representadas.


 


 

 

 

 


 

Indicadores de Qualidade da Coleta:


- A identificação clara das lâminas (é obrigatório que a lâmina seja identificada antes de iniciar os procedimentos da coleta);


- O esfregaço ocupando toda a superfície transparente da lâmina, sendo metade da parte transparente da lâmina ocupada com material da ectocérvice e a outra metade da parte transparente ocupada com material do canal endocervical;

 

- O acondicionamento apropriado das lâminas;


- Tipos de células presentes no esfregaço (ecto e endocervicais);


- Quantidade de células no esfregaço;


- Espessura e homogeneidade do esfregaço;


- Preservação das estruturas celulares (boa fixação).

Recomendação do INCA: Para garantir boa representação celular do epitélio do colo do útero, o exame citopatológico deve conter amostra do canal cervical, preferencialmente, coletada com escova apropriada, e da ectocérvice, coletada com espátula tipo ponta longa (espátula de Ayre).

A coleta do material, para a realização do exame citológico, apesar de ser simples, deve ser sistemática e cuidadosa para que o citologista tenha condições adequadas de leitura das lâminas.

Insatisfatória Acelular Sangue Piócitos Dessecamento Fixação